quarta-feira, 21 de agosto de 2013

OURO VERDE F.C.: GLÓRIA E TRADIÇÃO DO FUTEBOL AMADOR DE MAUÁ

Exibindo em seu uniforme as cores que sugerem para qual time deveriam torcer seus fundadores, o Ouro Verde FC é, sem dúvida, um dos mais tradicionais e vencedores clubes do futebol amador de Mauá. Com sua sede localizada no Jardim Zaíra, a história dessa agremiação esportiva enche de orgulho seus dirigentes e simpatizantes.
Fundado em 09 de junho de 1975, o Ouro Verde nasceu como Municipal Futebol Clube, tendo inclusive tentado, por três anos, filiação junto à Federação Paulista de Futebol para a disputa dos campeonatos de acesso no profissional. Como não era possível a utilização desse nome para o novo time que surgia, Osvaldo Ciborg, jogador do então Municipal, sugeriu o nome que ficou para sempre, o Ouro Verde Futebol Clube.
Entre seus principais fundadores estão José Rodrigues da Gama, Gilmar Lopes de Assis e José Edimar Rodrigues da Gama, que reunidos na casa de seu Martinho, na Avenida Castelo Branco, deram origem ao Municipal, depois Ouro Verde. Nomes como os de Silvio Thenquini, Glicério, Moreirinha, Marcão, Gilberto, Raimundo e Gilmar Lopes de Assis também são lembrados como importantes na história do clube. O primeiro gol da equipe foi marcado pelo jogador Ciço e o primeiro jogo oficial da equipe foi uma sonora derrota por 11 a 0.
Mas a agremiação futebolística nasceu para vencer. Tetracampeão mauaense da primeira divisão (1987, 1988, 1989 e 1990), foi ainda campeão dos campeões em 1990 e campeão da Copa Amizade, em 1998. Nas categorias de base, seu time de juniores faturou o campeonato da Liga em 1989, sendo vice-campeão em 1987 e 1988, além de diversos troféus conquistados em torneios amadores da região.
Além do futebol, o Ouro Verde realiza um grande trabalho de inclusão, com jovens e adolescentes da comunidade do Jardim Zaíra, quando oferece aulas de futebol, judô e também atividades para as pessoas da melhor idade. Em sua sede social, localizada na Rua Hugo Scachetti nº 233, são realizadas as ações de parcerias que tem levado dignidade e qualidade de vida para as pessoas.
O orgulho maior do atual Presidente, Nilmar Rodrigues da Gama, é saber que toda a história de sucesso do Ouro Verde continua sendo vista e usufruída pela comunidade do Jardim Zaíra, desde a escolinha de futebol e outras, que possibilitam aos jovens não somente atividade física, mas também formação social e educacional.
Assim segue o Ouro Verde FC, construindo sua história vencedora em campo e atuando também em consonância com os anseios da comunidade que deram sua origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário