segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

HISTÓRIA DO FUTEBOL EM MAUÁ-PARTE 2

Sede própria da Liga Mauaense de Futebol localizada na Avenida Capitão João 
Equipe profissional do Grêmio Mauaense de 2013
GRÊMIO MAUAENSE: MAUÁ NO FUTEBOL PROFISSIONAL
          O Grêmio Esportivo Mauaense iniciou as atividades em 15 de dezembro de 1981, após a final do campeonato da Liga Mauaense de Futebol, ocorrida no dia 3 de dezembro quando na ocasião o presidente da Federação Paulista de Futebol, Nabi Abi Chedid fez uma sugestão para que a cidade criasse uma equipe para disputar a 3ª Divisão do Futebol Paulista, com o apoio da FPF.
          O Grêmio Mauaense teve como a base de sua primeira equipe profissional atletas de vários times da várzea, principalmente da seleção amadora de Mauá. Sua primeira partida ocorreu em 31 de janeiro de 1982, com uma derrota por 3x0 para o Suzano FC, em Suzano. O Grêmio mandava seus jogos no extinto campo do Cerâmica, local onde hoje está localizada a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura.
          O ponto alto da consolidação do futebol em Mauá ocorre quando da inauguração do Estádio Municipal “Pedro Benedetti”, em 08 de dezembro de 1984. Na oportunidade, a praça esportiva recebeu um público superior a 15 mil pessoas que acompanharam a partida amistosa entre o Grêmio Mauaense e o São Paulo Futebol Clube.
          O placar foi 2x1 para o São Paulo, que jogou com nomes consagrados do futebol brasileiro, como o zagueiro Oscar e os atacantes Müller, Pita e Careca, sendo treinador o Cilinho. O primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo centroavante Careca, do São Paulo. Pita fez o segundo do tricolor e Valtinho descontou para o Grêmio Mauaense. O polêmico árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia foi o juiz da partida. (4)
          Após a inauguração do estádio, o Grêmio conheceu seu primeiro título, o de campeão da 3º divisão de 1985, feito que garantiu o acesso da equipe para a segundona do paulista, torneio que disputou nos anos de 1986 e 1987. Outro título viria somente em 2003, com a taça do campeonato paulista da série B-1. Em 2013, o Grêmio Mauaense disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, torneio equivalente à 4º divisão do estadual.

OS GRANDES CRAQUES
          O futebol de Mauá sempre apresentou bons times e muitos craques. A quantidade de jogadores de primeira linha que desfilaram pelos campos da cidade é muito grande, desde os tempos de Mauá Pilar. Dentre os grandes jogadores, citamos vários, como Raul D’Ambrósio, considerado o primeiro grande craque de Mauá, que jogou tanto na AE Mauá como no Industrial, nos anos 30 e 40. Rubens Campos, que jogou pelo Industrial, Jaú, do Independente FC, Gildo e Maurinho, do São João FC, Borracha, do Cerâmica, Bugrão do Juá, Miltão, Capitão, da Portuguesa, Ica, do Grêmio Mauaense, Pinheiro, João de Deus, Valtinho, Valdemar Grecco, Elio Bernardi, Pedro Benedetti, José Benetti e tantos outros.
          Desta galeria de craques, destacamos as lendárias figuras de José Benetti, Pedro Benedetti, Waldemar Grecco e Elio Bernardi. O primeiro, José Benetti, carinhosamente conhecido como Zeca, ainda garoto deu seus primeiros chutes nos campos de várzea e quadras de futebol de salão em Mauá. Atuou no Juá, Floresta, Cerâmica, Palmeirinhas, entre outros, mas foi no Independente FC que se projetou para outros clubes.
          Profissionalmente começou nos Irmãos Romano, de São Bernardo. Passou pelo Juventus, mas brilhou mesmo no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, onde jogou por cinco anos se destacando como atacante e por ter marcado o 1º do gol da partida do milésimo gol de Pelé em 1969. Ali ficou conhecido como Benetti. Jogou ainda no América (RJ), XV de Piracicaba, Velo Clube de Rio Claro, São Bento, Amparo, Araçatuba e encerrou carreira no Paulista de Jundiaí. Benetti foi uma testemunha do milésimo gol de Pelé, em 1969, no Maracanã. Na vitória do Santos por 2 a 1, o único gol do Vasco foi de sua autoria.
          Elio Bernardi foi vereador, vice-prefeito, Prefeito de Mauá duas vezes e o primeiro Deputado Estadual de Mauá. E foi também um grande jogador, craque símbolo do Industrial nos anos 40 e 50, além de ter atuado profissionalmente no CA Ipiranga, de São Paulo. Também foi trabalhador na fábrica de louça Paulista.      Como profissional Elio Bernardi foi protagonista do campeonato Paulista de 1947, que teve o Palmeiras como campeão. Sua equipe, o Ipiranga, cumpriria tabela num jogo contra o São Paulo FC de Leônidas da Silva, no estádio do Pacaembu. O São Paulo seria campeão com uma vitória simples, mas o Ipiranga venceu por 3x2 com grande atuação de Bernardi, considerado o melhor jogador em campo e o Palmeiras sagrou-se campeão.
          Outro jogador-político foi Waldemar Grecco. Valdemar foi vereador durante a primeira legislatura da Câmara de Mauá (1955 a 1959), mas destacou-se no campo de jogo mais do que na política. Waldemar era considerado “um monstro” da zaga do Industrial, onde foi campeão. Também jogou e foi campeão pelo Ribeirão Pires FC e Independente FC. Como profissional, atuou pelo Nacional AC, clube pelo qual disputou o campeonato paulista de 1948.
          Por fim destacamos Pedro Benedetti, que começou a jogar no Industrial nos anos 50 passou. Depois atuou pelo Independente FC e terminou no EC Cerâmica, sua grande paixão. No EC Cerâmica, Benedetti foi fundador, presidente, jogador e incentivador. Pedrão, como era conhecido, ajudava no custeio das despesas, no que muitas vezes privava inclusive a família, sempre colocando o Cerâmica em primeiro lugar. Diz a lenda que quando o time fundiu-se ao Industrial em 1984, Pedrão morreu junto ao seu querido e inestimável EC Cerâmica. Justamente, o Estádio Municipal de Mauá leva seu nome, denominação oficializada pela Lei Municipal 2376, de 23 de outubro de 1991.

Bibliografia consultada

(1) Industrial de Mauá e os campeonatos de futebol do Grande ABC, ADEMIR MÉDICI-Bandeirantes Indústria Gráfica, 1997.
(2) De Pilar à Mauá, ADEMIR MÉDICI- Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da prefeitura Municipal e Mauá, 1996.
(3) Corpos em Movimento: as práticas esportivas e de lazer em Mauá 1954-2004, WILLIAN PUNTSCHART- Imprensa Oficial, 2004.
(4) Almanaque do São Paulo Futebol Clube, ALEXANDRE DA COSTA - Editora Abril, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário