sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ESPORTE LUSO: A TRADIÇÃO VIVA DO FUTEBOL NA VILA VITÓRIA

Nome oficial: Esporte Luso Futebol Clube
Fundação: 15 de novembro de 1972
Endereço: Rua Carlos Tamagnini, 201 - Vila Vitória.
Presidente: Carlos Alberto Pires, que já foi também roupeiro, jogador e técnico. Atualmente atua na equipe máster. Como jogador, vestiu a camisa do Esporte Luso pela primeira vez em 1988, tendo jogado anteriormente pelo CA Vila Vitória. Sem modéstia, diz que gostava de jogar pra torcida, gostava de driblar, humilhar o adversário mesmo. Não era muito de fazer gols, gol prá ele não importava muito, seu negócio era o drible.
Cores: verde, vermelho e branco.

          A história do Esporte Luso Futebol Clube, time com sede localizada na Vila Vitória, em Mauá, tem sua origem ainda no antigo Monte Alegre FC, clube fundado na década de 50 e que utilizava um campo chamado “Terra Preta”, localizado na atual Avenida Portugal. O Monte Alegre encerrou suas atividades no final da década de 60 e o campo cedeu espaço para loteamentos residenciais.
          Fundado oficialmente em 15 de novembro de 1972 como Esporte Luso-Brasileiro, seu surgimento foi resultado da vontade de torcedores, moradores do bairro e ex-jogadores do Monte Alegre que se reuniram nas imediações da antiga Barroca, atual área onde se localiza o Colégio Barão de Mauá, para formar outro time que representasse a Vila Vitória.
          A primeira diretoria do Luso contava com Manuel da Conceição (Manézinho), Expedito Peixeiro, Sebastião, Severino, Bil e Valter Izidoro. A presidência ficou com o mais entusiasmado dos fundadores, fanático torcedor da Portuguesa de Desportos e português, o Senhor Henrique, que foi decisivo na escolha do nome para a nova agremiação: Esporte Luso-Brasileiro.
          Logo conquistaram o espaço para o campo em que estão até hoje, sendo a doação da área feita pelo Prefeito Dorival Resende. Até então, o Luso jogava no campo do atual Atlético Mineiro, na Vila Assis, chamado de Industrial, ao lado do Ginásio Municipal “Berenice Rumiko Endo”.
          No início, o Luso jogava apenas amistosos, era um time de amigos. Quando começou a disputar ascompetições da Liga, foi galgando espaços e subindo de divisão, saindo da 3º, passando pela 2°, intermediária e 1º Divisão. Neste período foi campeão da 3º divisão de Mauá.
Dentre os principais jogadores da história do Luso está o Rogério Chulé (atacante), o Sandro (meia) e o Mário Barroca (volante), que jogaram no melhor time já montado pelo time rubro-verde da Vila Vitória.
          O registro do Luso junto à LMF (Liga Mauaense de Futebol) ocorre em 17 de julho de 1989, período em que o clube conhece uma organização administrativa que concede à agremiação personalidade jurídica e também o nome definitivo do time, que a partir dessa data passa a ser chamado de Esporte Luso Futebol Clube.
          Em 06 de agosto de 1995 ocorre o afastamento do então presidente Manuel da Conceição, quando assume em seu lugar Wilson Carlos de Campos, o Xoxa, que conclui mandato em 1997. Xoxa também já havia sido presidente do GE Jardim Anchieta.
          Desde 2011 o Luso disputa a divisão intermediária da Liga Mauaense de Futebol. O atual presidente da equipe é Carlos Alberto Pires, o Carlinhos, que afirma a disposição de voltar para a elite do futebol de Mauá. “Estamos lutando pra voltar para a 1º divisão, mas isso não é o mais importante para a equipe. O mais importante é manter o clube em atividade”, avalia.
          Além do futebol, Carlinhos destaca a importância do clube como uma extensão do bairro, como um espaço de recreação para os moradores da Vila Vitória. “O Luso realiza diversas atividades no bairro, como por exemplo, a tradicional festa das crianças e o mais importante, que é a manutenção do espaço onde está localizado o campo e a sede social da agremiação”, destaca Carlos.
          O presidente também avalia que o Luso ajuda a conservar aquele espaço de recreação do bairro, sendo o campo do Luso um dos poucos espaços de lazer da vila Vitória. E fala também das pressões que recebem por conta da especulação imobiliária. “Se não fosse o Luso, o espaço seria utilizado para a construção de casas e prédios que acompanham o crescimento da cidade, e a Vila Vitória é um bairro muito valorizado e bom de morar”.
          Mesmo o bairro tendo o tradicional CA Vila Vitória, o Luso também criou profundas relações no bairro. Havia uma rivalidade sadia entre o Luso e o CA Vila Vitória, hoje desativado enquanto time de futebol. A equipe tem sua torcida, pequena, mas que acompanha o time. Entre torcedores e familiares dos jogadores e diretoria, a equipe reúne em média cerca de 70 pessoas nos jogos realizados seu campo.
          A diretoria atual do Esporte Luso Futebol Clube é composta de Carlos Alberto Pires, o Carlinhos, Presidente; Itamar Evangelista, Vice-Presidente; Cícero Inácio, Geraldo de Arruda e Joãozinho, Diretores. A equipe possui também um espaço de participação das mulheres, que organizam as festividades do Luso, lideradas pela Dona Vilma com o auxílio da Bete, Andréia e Luciene, fanáticas torcedoras do time.
CONQUISTAS
          As principais conquistas obtidas pelo Luso são o campeonato da 3º Divisão B de 2001, os vice-campeonatos da 3º Divisão A de 2006 e o vice-campeonato da 2º Divisão de 2008, quando perdeu a finalíssima pelo placar de 2x1 para o Belenense, em partida disputada no estádio Municipal de Mauá “Pedro Benedetti”. As competições fazem parte do calendário oficial da LMF. Em 2005 levantou o troféu no campeonato de veteranos.
          Em 2013, a experiente equipe de másters foi vice-campeã da 1º Copa Máster do Esporte Luso, quando perdeu a final, nos pênaltis, para o Frente Negra, de Ribeirão Pires. As partidas dessa competição ocorreram nos campos do Luso e do Beira-Rio, no Parque São Vicente, cujos participantes foram a S.E. Beira-Rio, o Jardim Rosina, o Frente Negra de Ribeirão Pires, o Estrela e o Amigos 50, do Parque das Américas, além do Esporte Luso. “Foi um ótimo torneio, disputado entre amigos, pra reativar o pessoal que estava um pouco afastado do futebol”, afirma Carlos. O torneio foi encerrado com uma grande festa, com almoço de confraternização entre os participantes. Uma grande festa do futebol amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário